terça-feira, 15 de maio de 2012

Chai!

Caminho das Índias, além de fixar fortemente suas músicas na minha cabeça (e consequentemente na dos que convivem comigo, que ficam muito contentes, por sinal), também me deixou outro legado: o Chai, um chazinho indiano diferentemente bom. Tão bom, que até os anti-chás aprovam.



Quer provar?

Ingredientes:
  • 1,5 L de água
  • 200 g de gengibre ralado grosso
  • 160 g açúcar (cristal ou refinado)
  • 10 cravos
  • 3 paus de canela.
  • 10 sementes de cardamomo (essa é uma sementinha do oriente, verde por fora e com umas bolinhas pretas por dentro. Eu conheço desde sempre porque tinha um vizinho árabe que adorava colocar no café - fica a dica. Pode ser meio chato de encontrar, mas em São Paulo, sei que vende na região da 25 numas lojas árabes. Em Portugal, vende nos celeiros)
  • 100 g de leite em pó
  • 8 sachês de chá preto

Preparo:

  1. Coloque o gengibre, o açúcar, o cravo e a canela em uma panela média em fogo médio-alto, mexendo de vez enquando.
  2. Separe 200 mL de água do total de 1,5L e dilua o leite em pó. Coloque o restante da água em uma outra panela em fogo alto para esquentar.
  3. Tire as sementes de cardamomo da casca e, em um pilão, amasse-as até que fiquem em pequenos pedaços, quase como farelo. (Nesse passo, eu após amassar, não desprezo a casca e também a coloco para ferver)
  4. Quando o açúcar e o gengibre ficarem com uma textura de melado, levemente escuro, adicione o cardamomo e em seguida a água quente. Após alguns minutos adicione o leite em pó diluído e deixe no fogo até que ferva. (Já usei leite comum e ficou ótimo. Basta apenas diminuir a quantidade de leite adicionada na quantidade da água. Eu usei uns 150 mL)
  5. Quando ferver desligue o fogo e adicione os sachês de chá preto, e deixe descansar por 10 minutos. Pressione levemente com uma colher os sachês na lateral da panela, afim de liberar todo o sabor do chá preto. Cuidado para não romper os sachês.
  6. Peneire . Caso  vá transferir para uma garrafa térmica use uma peneira mais fina.
  7. Sirva sempre quente. Pode ser armazenado na geladeira por 1 dia, lembrando que antes de servir, ferva ele por 1 minuto.


A receita é essa aqui. É a que mais gosto.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...